Neste capitulo sao apresentados os principios que afetam o impato multimedia na aprendizagem, a distinçao entre media e modos de utilizaçao. O impato mutimedia, online ou presencial, está dependente de 7 principios ( Mayer, 2001):
1 - Principio Multimedia: alunos aprendem melhor a partir de palavras com graficos ou imagens do que com palavras isoldas;
2 - Principio de Contiguidade Espacial: alunos aprendem melhor quando palavras e imagens correspondentes sao apresentados lado a lado no ecrã ou pagina;
3 - Principio de Contiguidade Temporal: alunos aprendem melhor quando palavras e imagens sao apresentados em simultaneo;
4 - Principio da Coerencia: alunos aprendem melhor quando sao excluidas palavras, imagens e sons estranhos.
5 - Principio da Modalidade: alunos aprendem melhor a partir de animaçao e narraçao sonora, em vez de animaçao e texto no ecrã;
6 - Principio da Redundancia: alunos aprendem melhor a partir de animaçao e narraçao do que de uma combinaçao de animaçao, geraçao e texto no ecrã;
7 - Principio das Diferenças Individuais: efeitos de desenho sao mais fortes para alunos com baixos conhecimentos e/ ou elevada capacidade espacial do que para alunos com muitos conhecimentos e / ou baixa capacidade espacial. Tecnologias sao caraterizadas pelo autor como, "canais atraves dos quais os modos ( simbolos atuando como estimulos) passam, diferem nas respostas que evocam". Apesar das suas diferenças, o ensino online aprendizagem têm em comum a capacidade de trazer os alunos em tempo util no contato com os seus tutores, o conteudo e os seus pares ( Moore, 1989) reduzindo, desta forma, a distancia transacional. Características de ferramentas Específicas
As ferramentas online incluem:
-
Impressão e Texto: O texto é a forma de apresentação mais familiar.
A impressão era, inicialmente, o meio dominante na educação à distância. Os
pontos fortes da impressão e texto passam pelo baixo custo, flexibilidade e
robustez, portabilidade e facilidade de reprodução, estabilidade, conveniência,
familiaridade e economia. Relativamente, aos pontos fracos, o facto de a
impressão não ser interactiva, falha em produzir uma participação adequada de
baixo funcionamento dos leitores.
- Vídeo e Gráficos:Os gráficos podem aumentar a motivação dos
utilizadores, segundo estudos anteriores. As vantagens dos conteúdos de vídeo
continuam a ser debatidas. Os gráficos devem possuir características visuais
que enfatizem detalhes relevantes para a aprendizagem; a adição de detalhes e
realismo pode não aumentar a aprendizagem; há pouca evidência de que a cor
melhora a aprendizagem, e pode até confundir alguns utilizadores; demasiada cor
pode reduzir a legibilidade de uma apresentação; as cores mais recomendadas são
versões vivas de verde, ciano, branco e amarelo; os utilizadores finais devem
ser capazes de controlar a cor em displays, dada a prevalência de cegueira a cores. A utilização da videoconferência constitui um
importante recurso na aprendizagem, dado que permite a aproximação dos
utilizadores geograficamente dispersos e diminui a necessidade de deslocação
dos alunos. À semelhança de outros métodos, a videoconferência permite o
estabelecimento de relações sociais, a partilha de recursos e a cooperação
entre os seus utilizadores. Mas para que estes benefícios se concretizem, a
planificação da aprendizagem através da videoconferência deve obedecer a
determinados pontos críticos: preparaçao previa, diversificaçao dos recursos intregados na apresentaçao e optimizaçao da duraçao da apresentaçao, do tamanho dos grupos de trabalho e do suporte tecnico.
- Dispositivos Móveis e
Internet: Devido às características dos PDAs, smartphones
e outros dispositivos manuais, relativamente à autonomia, recepção wireless,
armazenamento de memória, na recepção e suporte de formatos vídeo, podem vir a
ser considerados como um recurso potencial no ensino online, a médio prazo. Sem
dúvida que os smartphones, segundo alguns autores, podem ultrapassar a
popularidade dos PDAs.A melhoria da tecnologia, ultra banda larga e o controlo
de vírus dos telemóveis pode tornar os telemóveis como um veículo de grande
dimensão na distribuição de educação e formação a distância. Quase sempre se associa a aprendizagem online à
Internet que oferece desafios tanto a aprendentes como educadores. A vantagem é
a de permitir ligar os participantes com a informação e entre eles. Pode ser modificada pelos professores e talhada
às necessidades individuais dos estudantes no apoio da colaboração e
interacção, tornando-se uma ferramenta muito poderosa. Há, ainda, a considerar
a enorme fraqueza que advém da sua falta de estrutura, o que contribuirá para
que alguns utilizadores se dispersem. A falta de segurança da informação e a
necessidade de literacia com o computador. A Internet, oferece meios para atrair a atenção
dos alunos e oportunidade de chamadas imediatas. A participação pode ser feita
através de comunicação mediada por computador e em projectos colaborativos. O
fornecimento de instruções organizadas, sequenciação e orientação são difíceis
com a Internet. Como conclusão acrescento a afirmação do autor que aprendizagem online continua em crescimento em relação aos media e tecnologias utilizadas, assim como à pedagogia adequada para a sua utilização. Fica a advertência para questões inquietantes como os custos que limitam o acesso generalizado especialmente no mundo em desenvolvimento. Quanto à educação levanta-se a questão se esta aproveita os desenvolvimentos tecnológicos para reduzir custos associados e se procura manter o seu ritmo na inovação e crescimento com a preocupação de se tornar abrangente e acessível na realidade social, económica e actual.
Sem comentários:
Enviar um comentário